Atravessamentos alquímicos na Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n2p91Palabras clave:
Psicologia Analítica, Alquimia, James HillmanResumen
Objetiva-se, com o presente artigo, discutir as contribuições da Alquimia para o campo da Psicologia, em especial para a Psicologia Analítica como proposta de uma Psicologia Alquímica, cujos representantes aqui destacados são Carl Gustav Jung e James Hillman. Entende-se que os conhecimentos da Alquimia foram aplicados em áreas diversas, tais como metalurgia, química, filosofia, tendo uma aplicação possível no campo da Psicologia. Neste sentido, observa-se que, se para Jung os conceitos da Alquimia tecem conexões com os saberes propostos pela Psicologia Analítica, por outro lado Hillman se apropria destes conhecimentos paradesenvolver uma estratégia para utilização no campo da psicoterapia, propõe raciocinar alquimicamente. Assim, para este segundo autor, no exercício da Psicologia, os encontros com o paciente vão além da aplicação de teorias, constituindo-se como um “fazer-alma” no consultório. Isto é, mais do que traduzir símbolos, propõe-se o “ficar com a imagem”, com uma atenção tanto do paciente quanto do psicólogo para que as palavras expressas nesse diálogo não se tornem “palavras-coisas” ou sejam reduzidas a um significado único, que tende a inutilizar a imagem. Espera-se, por meio deste trabalho, fomentar o conhecimento dos profissionais acerca da Psicologia Analítica e Psicologia Alquímica, em suas conexões com a Alquimia e suas reverberações no campo da psicoterapia nestas abordagensDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.