O que entendem como papel da escola alunos, pais e professores do sistema público de ensino

Autores/as

  • Janaina Lacerda Silva Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n1p29

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Papel da Escola Pública, Comunidade Educacional

Resumen

O presente artigo fundamenta-se e busca corroborar os estudos sobre políticas educacionais de pesquisadores contemporâneos, como Santomé (2001), Silva (2004), Linhares (2001, 2002), Bohn (2000). Esses estudiosos entendem que a escola pública que ‘queremos’ deve ser construída dentro da escola que ‘temos’, além disso, que políticas educacionais governamentais devem orientar propostas de uma educação realmente democráticas e fundamentalmente coletivas. Assim, por meio de uma pesquisa realizada com alunos, pais e professores do ensino médio de uma escola pública do noroeste do Paraná, objetiva-se apresentar o que os envolvidos entendem como ‘o papel da escola’. Tal apresentação pretende discutir o grau de influência das concepções políticas governamentais no discurso dos alunos e o quanto a visão expressa pelos pais e professores pode revelar de que lugar estes sujeitos falam. Diante disso, como resultado de uma triangulação das visões dos três grupos participantes da pesquisa, possibilita-se a constatação de políticas educacionais ‘produtivistas’, ‘mercantilistas’ e da busca de ‘invisibilidade’ dos governos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaina Lacerda Silva, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Estado do Paraná. Mestranda em Letras pelo PLE-Programa de pós-graduação em Letras -  Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2013-02-15

Cómo citar

SILVA, Janaina Lacerda. O que entendem como papel da escola alunos, pais e professores do sistema público de ensino. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 29–46, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n1p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/13184. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.