Universidade centrada em aluno: um modelo contingencial

Autores

  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1986v7n2p88

Palavras-chave:

Educação Universitária, Professor-Orientador, Aluno-Formação Holística, Departamento Universitário-aluno, Docentes-Funções.

Resumo

O ensino universitário não deve ser usado apenas como um meio para transmitir conhecimento. A preparação do aluno para a vida requer uma abordagem holística. Sugere-se que tal abordagem é possível, através da aplicação de um modelo contingencial, pelo qual o aluno é o centro de todo trabalho docente e do departamento. Segundo o modelo, o departamento deve distribuir seus membros em três conjuntos integrados de professores: instrutores, pesquisadores e orientadores. Discute-se e contrastam-se os papéis dos professores nesses conjuntos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Educação — CECA — Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Como Citar

ESPÍRITO SANTO, Alexandre do. Universidade centrada em aluno: um modelo contingencial. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 88–92, 2010. DOI: 10.5433/1679-0383.1986v7n2p88. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7491. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>