Alguns aspectos da anatomía-ecológica de Persea americana Mili (abacateiro) e interpretações fisio-ecológicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1985v6n3p140Palavras-chave:
Anatomia Ecológica, Inter — Relações - Anatomia - Fisio - Ecologia.Resumo
No presente trabalho são apresentadas as diferenças anatômicas em folhas situadas em diferentes estratos de uma mesma árvore de Persea americana MUI, mostrando através de análise de regressão linear, coeficiente de correlação conclusivos a, respeito das relações diretas e significativas no tocante aos parâmetros anatômicos estudados, evidenciando interdependências dos mesmos. Do ponto de vista histológico, onde se tomou como parâmetro o número e tamanho de estômatos e volume do mesófilo, área xilemática útil, floema, tecido mecânico e epidérmico, e de outro lado, condições microclimáticas diferentes, P. americana evidencia ser uma espécie bastante plástica, havendo uma relação direta se correlacionada ao seu amplo comportamento adaptativo, sendo tão plástica quanto Hevea brasiliensis Muell. Arg. (Medri, 1977) e muito mais que Bertholletia excelsa Humb. & Benpl. (Medri, 1978).
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.