Estudo do crescimento e desenvolvimento em escolares de 11 a 16 anos de idade de diferentes níveis socioeconômicos

Autores

  • Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1981v2n8p227

Palavras-chave:

Crescimento e desenvolvimento, escolares, diferenças sócio-econômicas.

Resumo

Determinação das características do crescimento e desenvolvimento em escolares de diferentes níveis sócio-econômicos. Avaliação de 360 crianças do sexo masculino, de 11 a 16 anos, que estudam na rede de escolas públicas no município de Londrina, Paraná. Foram realizadas medidas de altura, peso corporal, peso de gordura e massa corporal magra. Para determinar o peso de gordura utilizou-se a medida dos valores de dobras cutâneas, segundo padronização de Yuhasz. A população mensurada foi dividida em dois grupos, classificados pelo nível sócio-econômico determinado pela profissão dos pais, atendendo aos critérios da tabela de Glass, modificada por Hutchinson. Comparando-se os resultados obtidos entre o grupo considerado de baixo nível e o de alto nível sócio-econômico, foram verificadas diferenças estatisticamente significantes (P < 0,01) para todas as variáveis estudadas. Conclui-se, pelos dados obtidos com este estudo, que o aspecto sócio-econômico, aliado a outros fatores, pode influenciar, significativamente, no padrão de crescimento e desenvolvimento físico em menino de 11 a 16 anos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartagnan Pinto Guedes, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Educação Física —CECA-UEL.

Downloads

Publicado

29.11.2004

Como Citar

GUEDES, Dartagnan Pinto. Estudo do crescimento e desenvolvimento em escolares de 11 a 16 anos de idade de diferentes níveis socioeconômicos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 2, n. 8, p. 227–232, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1981v2n8p227. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7271. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre