A crítica marxista do Direito: um olhar sobre as posições de Evgeni Pachukanis
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2005v26n1p15Palavras-chave:
Direito, Teoria do Direito, Marxismo e Direito.Resumo
O artigo resgata a contribuição de Evgeni Pachukanis para a construção de uma Teoria Geral do Direito. Importante jurista russo, sua obra foi amplamente debatida nos primeiros anos da Revolução Russa de 1917 e exerceu grande influência entre intelectuais de esquerda, pela seriedade e profundidade teórica do tratamento do tema numa perspectiva marxista. Assassinado por Stalin, após ter sido obrigado a realizar “autocríticas”, o autor e sua obra caíram no esquecimento, mas ganharam atualmente nova visibilidade em função da publicação de vários estudos acerca dele e outros autores russos. O presente texto discute alguns dos principais pontos de sua reflexão, bem como contextualiza o universo em que ele construiu sua obra: as influências que os juristas russos tiveram de outros intelectuais e o panorama revolucionário do início do século XX na Rússia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.