A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.415/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2019v40n2p147

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.145/2017, BNCC, Educação Pública

Resumo

A Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/17), implementada por meio impositivo, gerou revoltas e protestos, sobretudo, entre os especialistas em educação, acentuando a tensão entre o governo e os setores da sociedade civil. Dentre as modificações propostas, a que gerou maior insegurança foi a obrigatoriedade de Língua Portuguesa e de Matemática como únicas disciplinas valorizadas nos currículos escolares, enquanto os rumos das demais ficaram a cargo da Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, a intenção desse artigo foi realizar um levantamento bibliográfico sobre a produção acadêmica voltada para o tema, ressaltando as principais críticas dos especialistas em educação, assim como os maiores desafios a serem enfrentados e as perspectivas para o futuro da escola pública. O trabalho foi organizado através da análise documental, da sistematização de relatos de profissionais ligados ao Ensino Médio e à Licenciatura e de pesquisas na literatura especializada. Tanto a literatura acadêmica, quanto a opinião dos especialistas convergem na mesma direção, ou seja, que a Reforma do Ensino Médio aprofundará as desigualdades na Educação Básica e fomentará a desregulamentação da profissão docente, favorecendo as empresas privadas, sobretudo, a educação a distância.

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Biografia do Autor

Graziele de Jesus Pestana, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ângela Maria de Sousa Lima, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

02.12.2019

Como Citar

PESTANA, G. de J.; LIMA, Ângela M. de S. A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.415/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 147–166, 2019. DOI: 10.5433/1679-0383.2019v40n2p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/35270. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê