Metodologias ativas e interdisciplinaridade na formação do nutricionista
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n1p117Palavras-chave:
Metodologias ativas, Interdisciplinaridade, Ensino superiorResumo
No ensino superior, as metodologias ativas são alternativas a aulas expositivas e visam formar profissionais proativos e capacitados a trabalhar em equipe. O objetivo deste trabalho foi avaliar a motivação e a percepção de aprendizagem de 68 alunos matriculados em 2015 no primeiro ano do curso de Nutrição da Universidade Positivo, submetidos a aulas expositivas e à metodologia ativa adaptada de aprendizagem baseada em problemas e em projetos (ABPP) por meio de questionários e comparação estatística. Em nossos resultados, não foram observadas diferenças significativas quanto à motivação e percepção de aprendizagem, no ponto de vista dos alunos. Entretanto, os alunos que responderam ao questionário após a metodologia ativa perceberam maior convergência entre as disciplinas envolvidas (p<0.05). Concluímos que o uso de metodologias ativas e da interdisciplinariedade provocou no aluno uma melhor percepção na relação que existe entre disciplinas de formação básica e profissionalizantes.Downloads
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