As metamorfoses sociais no Norte Pioneiro do Paraná: um estudo sobre os sentidos e significados dos (ex)trabalhadores do corte de cana

Autores

  • Luciano Ferreira Rodrigues Filho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ilton Garcia da Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n1p35

Palavras-chave:

Psicologia social, Dimensão subjetiva da realidade, Cortador de cana, Trabalho, Atividade.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as dimensões subjetivas e os sentidos do trabalho para os trabalhadores do corte de cana frente o fim de sua atividade no Norte Pioneiro do Paraná. Pautando-se na Psicologia Sócio-Histórica, essa pesquisa visa compreender a dimensão subjetiva do trabalhador do corte de cana e, assim, compreender o sujeito dentro de um contexto sócio-histórico que se modifica. Com isto, foi possível identificar o fim da atividade do corte de cana ocorrido pela mecanização dos canaviais, mas também, pelo atual contexto socioeconômico do país que favorece a migração dos trabalhadores para outras atividades, no entanto, a migração de atividade não significa o fim do trabalho precário que o trabalhador canavieiro enfrenta. O trabalhador rural e sua condição de vida legitimada pela ideologia capitalista, não encontram melhorias quanto ao trabalho, tendo eles que se submeterem a outras atividades que oferecem riscos de vida e malefícios a sua saúde, com isto, o fim de uma atividade penosa, não garante melhorias à vida do trabalhador, da mesma forma que melhorias na condição do trabalho também não são garantias de maior dignidade no trabalho, estas, muitas vezes, são mecanismo de camuflar e manipular a expropriação do trabalhador.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Ferreira Rodrigues Filho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Ação Social – NUTAS. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Constituição, Educação, Relações de Trabalho e Organizações Sociais – GPCERTOS, do curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Docente da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti – FEATI.

Ilton Garcia da Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Pós-Doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra – Portugal. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

Downloads

Publicado

21.09.2017

Como Citar

RODRIGUES FILHO, L. F.; COSTA, I. G. da. As metamorfoses sociais no Norte Pioneiro do Paraná: um estudo sobre os sentidos e significados dos (ex)trabalhadores do corte de cana. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 35–50, 2017. DOI: 10.5433/1679-0383.2017v38n1p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/27392. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre