Fotografia e memória na recuperação histórica de Ivaiporã (PR)

Autores

  • Juliana Mastelini Moyses Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Cesar Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p41

Palavras-chave:

Fotografia e memória, História oral, História de Ivaiporã (PR).

Resumo

Este trabalho recupera parte da história de Ivaiporã (PR), sob a ótica dos que ali viveram ou vivem, com o suporte de fotografias. Mais do que ilustrações, as fotografias são usadas como fonte de pesquisa e auxiliares no processo de rememoração histórica. O trabalho analisa o papel que a fotografia exerce como acionadora do “gatilho da memória”, aliando o seu uso ao da história oral. A metodologia adotada abrange a revisão bibliográfica, a análise iconográfica e a história oral. Fotografia e história, de Boris Kossoy, e o artigo Vale do Ivaí: Conflitos e ocupação de terras regionais, de Lúcio Boing, são alguns dos referenciais teóricos utilizados. O trabalho consegue, mesmo que parcialmente, dar voz aos que foram alijados do processo histórico e trazer versões oficialmente desconhecidas, mas importantes para a compreensão histórica, além de observar a relação que a fotografia estabelece com a memória.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Mastelini Moyses, Universidade Estadual de Londrina

Aluna curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina. E-mail:

Paulo Cesar Boni, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1981). Mestre em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, de São Bernardo do Campo (1992). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Professor da Universidade Estadual de Londrina, desde 1982, e professor associado desde 2006. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico e do Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Editor da revista Discursos Fotográficos. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e História, cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

27.03.2012

Como Citar

MOYSES, J. M.; BONI, P. C. Fotografia e memória na recuperação histórica de Ivaiporã (PR). Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 41–56, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n1p41. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10755. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre