As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes

Autores

  • Neusi Aparecida Navas Berbel Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Promoção da autonomia, Metodologia da problematização

Resumo

Com este artigo, registra-se uma reflexão respaldada na literatura, tomando como interface estudos voltados para a promoção da autonomia de alunos e o potencial da área pedagógica, com o uso de metodologias ativas, para a obtenção de resultados na mesma direção. O objetivo maior da elaboração do texto é o de, ao identificar pontos de convergência entre essas duas linhas de estudos, compartilhá-los com educadores e seus formadores, provocando uma reflexão crítica e possíveis experimentos, no sentido de ampliar registros e discussões com vistas à qualidade do ensino. São exemplificadas alternativas metodológicas com suas características essenciais, com ênfase na metodologia da problematização com o arco de Maguerez, pelo potencial de levar alunos a aprendizagens para a autonomia, assim como estudos que a utilizaram.

 

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Biografia do Autor

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Educação - CECA - UEL. Área de Didática

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Publicado

27.03.2012

Como Citar

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 25–40, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre