Diagnóstico da neurocisticercose através da tomografia axial computadorizada de crânio: análise de 2030 casos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p317Palavras-chave:
Tomografia computadorizada, Neurocisticercose.Resumo
O diagnóstico da neurocisticercose através da tomografia axial computadorizada (TAC) de crânio é seguro, confiável e não invasivo, possuindo sensibilidade superior às reações imunológicas no LCR e identificando as várias fases de evolução da doença. Nosso objetivo foi estudar as características da população em que se diagnosticou neurocisticercose no Instituto de Tomografia Axial Computadorizada (I.T.A.C.) de Londrina, bem como os aspectos tomográficos encontrados. Foram revisadas todas as TAC de cránio realizadas no I. T.A.C. de Londrina entre setembro de 1986 e maio de 1994, sendo analisados os exames de pacientes em que se diagnosticou neurocisticercose. Estudou-se a presença de calcificações, cistos ou vesículas, granulomas e hidrocefalia. Analisou se também a idade, sexo e procedência de zona rural ou urbana. Houve diagn6stico de neurocisticercose em 2030 pacientes. A maioria (47,6%) possuía idade entre 20 e 40 anos; 886 (43,7%) eram do sexo masculino, e 1144 (56,3%) do sexo feminino. Apenas 85 pacientes procediam de zona rural. Dentre os achados tomográficos, houve 983 calcificações únicas (48,4%), 873 calcificações múltiplas (43,0%), 199 cistos ou vesículas (9,8%) e 121 granulomas (5,9%). O achado de hidrocefalia esteve presente em 135 casos (6,7%), e em 86 pacientes havia cisticercos em diferentes estágios de evolução. Os resultados são discutidos à luz da literatura disponível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.