Atuação da psicologia no atendimento interdisciplinar ao diabético
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1988v9n3p151Palavras-chave:
Atendimento interdisciplinar, Papel do psicólogo, Educação e conscientização, Mecanismos de defesa do diabético, Papel social do diabetes, "Culpax Castigo".Resumo
Listamos desenvolvendo no Hospital Universitário de Londrina um atendimento interdisciplinar ao diabético, visando abordar o paciente cm nua integridade biopsicossocial. Por isso, a prática da psicologia está inserida neste trabalho de interatuação e não como um atendimento isolado aos pacientes, com o psicólogo atuando em dois níveis: 1) como paciente, de forma grupal e, individual quando necessário; 2) junto à equipe, como elemento orientador e integrador. Sendo assim, o objetivo primordial com a atuação do psicólogo é um trabalho terapêutico, de intervenção e educação, com enfoque na problemática emergente do individuo levando-o a elaborar suas vivências atuais, conviver com a doença e desenvolver suas potencialidades. Através de nossa prática percebemos o quão é difícil traçarmos um perfil psicológico do diabético, mas ressaltamos dois aspectos normalmente observados: 1) semelhança do diabético, no âmbito psíquico, com outras doenças degenerativas; 2) a presença da culpa e a ocorrência da doença como castigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.