A influência da criação de um grupo de pesquisa em saúde materno-infantil na produção científica dos docentes e discentes de um Instituto Federal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2025v46n1p13Palavras-chave:
Grupos de Pesquisa, Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Enfermagem Baseada em Evidências, Pesquisa em Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: identificar a influência da criação de um grupo de pesquisa em saúde materno-infantil na produção científica dos docentes e discentes do curso de Enfermagem de um Instituto Federal do Sul do país.
Método: estudo documental, descritivo com abordagem quantitativa. Após um ano de existência do Grupo de Pesquisa Florescer, foi realizado um levantamento quantitativo das produções científicas a partir das análises dos currículos Lattes dos seus membros.
Resultados: houve poucas produções por parte dos docentes pesquisadores após a entrada no Grupo de Pesquisa em comparação com sua carreira científica. Em contrapartida, muitos discentes tiveram um aumento significativo em suas produções. Com relação à Produção Técnica, os discentes elaboraram 59 produções no total, 13 antes do Grupo e 46 após, sendo 77,96% após a entrada no Grupo de Pesquisa. Os docentes e discentes aumentaram a quantidade de produções e seus conhecimentos profissionais, o que contribuiu de uma maneira significativa em seus currículos.
Conclusão: participar de um grupo de pesquisa oferece oportunidades significativas para experiências enriquecedoras e engajamento em diversos eventos científicos, projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, proporciona a chance de participar de discussões entre discentes, docentes, pesquisadores, profissionais da saúde e a comunidade. Os membros do grupo podem também apresentar trabalhos científicos, participar de eventos acadêmicos, redigir e publicar artigos e relatos de experiência. Esse envolvimento proporciona aos profissionais e discentes um fortalecimento e empoderamento para sua atuação profissional, integrando ensino, pesquisa e extensão.
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