A influência da criação de um grupo de pesquisa em saúde materno-infantil na produção científica dos docentes e discentes de um Instituto Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2025v46n1p13

Palavras-chave:

Grupos de Pesquisa, Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Enfermagem Baseada em Evidências, Pesquisa em Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar a influência da criação de um grupo de pesquisa em saúde materno-infantil na produção científica dos docentes e discentes do curso de Enfermagem de um Instituto Federal do Sul do país.
Método: estudo documental, descritivo com abordagem quantitativa. Após um ano de existência do Grupo de Pesquisa Florescer, foi realizado um levantamento quantitativo das produções científicas a partir das análises dos currículos Lattes dos seus membros.
Resultados: houve poucas produções por parte dos docentes pesquisadores após a entrada no Grupo de Pesquisa em comparação com sua carreira científica. Em contrapartida, muitos discentes tiveram um aumento significativo em suas produções. Com relação à Produção Técnica, os discentes elaboraram 59 produções no total, 13 antes do Grupo e 46 após, sendo 77,96% após a entrada no Grupo de Pesquisa. Os docentes e discentes aumentaram a quantidade de produções e seus conhecimentos profissionais, o que contribuiu de uma maneira significativa em seus currículos.
Conclusão: participar de um grupo de pesquisa oferece oportunidades significativas para experiências enriquecedoras e engajamento em diversos eventos científicos, projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, proporciona a chance de participar de discussões entre discentes, docentes, pesquisadores, profissionais da saúde e a comunidade. Os membros do grupo podem também apresentar trabalhos científicos, participar de eventos acadêmicos, redigir e publicar artigos e relatos de experiência. Esse envolvimento proporciona aos profissionais e discentes um fortalecimento e empoderamento para sua atuação profissional, integrando ensino, pesquisa e extensão.

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Biografia do Autor

Nicole Berger, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Enfermeira graduada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Joinville, Santa Catarina, Brasil. Residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança na Maternidade Darcy Vargas (MDV), Joinville, Santa Catarina.

Rafaela Lemke Esteves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Graduanda em Enfermagem no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Joinville, Santa Catarina.

Luana Cláudia dos Passos Aires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Joinville, Santa Catarina.

Patrícia Fernandes Albeirice da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Joinville, Santa Catarina.

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

1.
Berger N, Lemke Esteves R, Cláudia dos Passos Aires L, Fernandes Albeirice da Rocha P. A influência da criação de um grupo de pesquisa em saúde materno-infantil na produção científica dos docentes e discentes de um Instituto Federal. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 29º de abril de 2025 [citado 7º de dezembro de 2025];46(1):13-22. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/51131

Edição

Seção

Artigos

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