PUERICULTURA: Desinformação ou Negligência?
Palavras-chave:
Puericultura, Unidade Básica de Saúde, Assistência Primária à Saúde, Crescimento e desenvolvimento infantil, Aleitamento maternoResumo
Denomina-se puericultura ao conjunto de técnicas empregadas para assegurar o perfeito desenvolvimento físico, mental e moral da criança desde o período gestacional até o final da primeira infância. Segundo levantamento de dados realizado junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Tókio, observou-se que o serviço de Puericultura não vem sendo periodicamente frequentado pelas crianças da área de abrangência da referida UBS. Em vista disso investigamos se havia desinformação ou negligência por parte de população e/ou funcionários desta UBS. A partir dos resultados obtidos da investigação, concluímos que o serviço precisa ser reorganizado nesta unidade e que esta reorganização envolve uma readequação do espaço físico, melhor divulgação dos serviços prestados à comunidade, capacitação técnica dos agentes de saúde, desenvolvimento de um "Programa de Puericultura" onde vise um melhor esclarecimento do serviço, já que se trata de uma comunidade de baixo nível sócio-econômico.Downloads
Referências
Allen . J.; Guturaj, V.; Russo. R. Pediatria em prática: uma abordagem integrada. Diagnóstico, Conduta e Tratamento. 2. ed. Rio de Janeiro : Atheneu, 1980.
Marcondes, E. (Coord.). Pediatria básica. 7. ed. São Paulo : Sarvier, 1985.
Programa de Assistência Integral à saúde da criança. Ministério da Saúde: SNDPES/DINSAMI. Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social INAMPS / Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, 1984.
Santini, M. A.; Pessoa, O. F. Saúde na pré-escola. 1. ed. São Paulo : Manole, 1985.
Thomson, Z.; Soares, D. Rotinas Pediátricas para o médico geral. Londrina : Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Londrina, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.