Problemas posturais na população assistida pela Unidade Básica de Saúde do Parque Ouro Branco: estudo de alguns fatores para intervenção
Palavras-chave:
Problemas posturais, Crianças, Assistência Primária à Saúde, Higiene posturalResumo
Considerando-se a alta incidência de problemas posturais, o desconhecimento da população sobre o assunto e a ausência de procedimentos básicos para prevenção, na área de abrangência do Centro de Saúde do Parque Ouro Branco, o presente trabalho teve como objetivo verificar o nível de conhecimento dos funcionários do Centro de Saúde a respeito dos problemas posturais mais frequentes em escolares de 6 a 14 anos. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário aos funcionários e pela realização de uma avaliação postural em alunos de 3 escolas da região. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que o nível de conhecimento dos funcionários do Centro de Saúde é satisfatório face às suas atividades profissionais e que a maioria dos escolares apresenta algum grau de desvio postural, refletindo a necessidade de se desencadear ações educativas junto aos funcionários e à população da região.Downloads
Referências
MOTA, J. A. P. S. A postura como fator de observação na escola. Rev. bras. ciênc. mov., v.5, n.2, p.36-40, abr.1991.
PIRES, A. C. et al. Prevenção fisioterápica de escoliose em crianças da primeira série do primeiro grau. Fisioterapia em movimento, v.2, n.2, p.45-80, mar. 1990.
RASCH, P. J.; BURKE. R. K. Cinesiologia e anatomia aplicada. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977.
REBELATTO, J. R.; CALDAS, M. A. J.; VITTA, A. Influência do transporte do material escolar sobre a ocorrência de desvios posturais em estudantes. Rev. bras. ortop., v.26, n. 11/ 12, p403-410, nov./dez.
1991.
ROSA NETO, F. Avaliação postural em escolares de 1ª à 4ª série do 1º grau. Rev. bras. ciênc. mov., v.5, n.2, p.7-11, abr. 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.