Primeira descrição cariotípica para Lonchothrix emiliae (Rodentia, Echimyidae, Eumysopinae), com diagnóstico de sistema sexual cromossômico múltiplo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp224Palavras-chave:
Roedor, Citogenética, Echimyidae, Lonchothrix, Sistema sexual múltiploResumo
A família Echimyidae é conhecida como o grupo mais diversos dos roedores Hystricognathi sul-americanos. Variam de pequeno a médio porte e possuem diversificados hábitos de vida. O gênero Lonchothrix é monotípico (L. emiliae) e possui distribuição do baixo rio Madeira ao baixo rio Xingu e apenas ao sul do rio Amazonas. A identificação taxonômica de L. emiliae é confusa, devido a similaridades morfológicas com seu gênero irmão, Mesomys. Neste sentido, o único cariótipo previamente descrito para L. emiliae foi posteriormente associado à Mesomys hispidus (2n=60/NF=116). A partir de quatro amostras (uma fêmea e três machos) provenientes dos municípios de Juruti-PA e Parintis-AM, foram realizados bandeamentos cromossômicos G, C e FISH com sondas de rDNA 45S e telomérica em L. emiliae. A análise citogenética em L. emiliae mostrou cariótipo com 2n=64?/65? e NF=124, apresentando sistema sexual do tipo múltiplo. Os bandeamentos G e C possibilitaram a identificação dos homólogos e a classificação morfológica dos cromossomos, sendo todos os autossomos meta/submetacêntricos. O sexual X é submetacêntrico médio e os Y1 e Y2 são acrocêntricos pequenos. A heterocromatina constitutiva está distribuída na região centromérica de todos os autossomos e nos sexuais X e Y2; o sexual Y1 apresentou-se praticamente todo heterocromático. A FISH com sonda de rDNA 45S apresentou marcação na região intersticial do sexual X, com dois sinais na fêmea e um no macho. FISH com sonda telomérica apresentou marcação na região distal de todos os cromossomos; o par 4, adicionalmente, apresentou marcação na região pericentromérica. A ITS encontrada no par 4 pode ser um resquício de um rearranjo cromossômico do tipo fusão (comuns entre os Echimyidae), ou amplificação de sequências similares às teloméricas presentes na heterocromatina constitutiva, como sugerido para o gênero Proechimys (Echimyidae). O sistema sexual do tipo múltiplo (XX/XY1Y2) é devido a uma translocação autossomo/sexual. Assim, o presente trabalho apresenta os primeiros dados cariotípicos para L. emiliae, bem como descreve o sistema sexual do tipo múltiplo para esta espécie.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.