Atividade física na promoção da saúde: uma avaliação das diretrizes

Autores

  • Dartel Ferrari de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Olinda do Carmo Luiz Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo - FMUSPP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n2p57

Palavras-chave:

Atividade física, Exercício, Esforço físico, Sedentarismo, Educação física e treinamento.

Resumo

A prática de atividade física (AF) regular ao longo do tempo promove benefícios para a saúde. Numerosas organizações elaboram diretrizes para orientar gestores, profissionais da saúde e a população para a prática da AF. No entanto, mesmo que em linhas gerais todas as diretrizes persigam os mesmos objetivos, nuances na comunicação das orientações podem causar discrepâncias no entendimento das mensagens. O objetivo deste ensaio foi descrever e comparar diretrizes de AF, destacando diferenças e semelhanças e identificando lacunas e potencialidades. Encerra sugerindo um esboço para estudos destinados a consubstanciar futuras atualizações das recomendações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutor em ciências (FMUSP). Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.

 

Olinda do Carmo Luiz, Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo - FMUSPP

Doutora em Ciências. Orientadora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-11

Como Citar

1.
de Lima DF, Luiz O do C. Atividade física na promoção da saúde: uma avaliação das diretrizes. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 11º de fevereiro de 2016 [citado 2º de outubro de 2024];36(2):57-66. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/22531

Edição

Seção

Artigos