Avaliação de marcadores citogenéticos e genotóxicos em agentes de combate a endemias do Brasil Central ocupacionalmente expostos a pesticidas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp101Keywords:
Transcriptoma, Translocação 14-18, Ensaio cometaAbstract
A dengue é um enorme problema de saúde pública no Brasil, particularmente no estado de Goiás. A melhor maneira de evitar esta doença é eliminar os vetores do mosquito com a aplicação de pesticidas. Agentes de combate a endemias (ACEs) são os responsáveis pela aplicação dos pesticidas, tornando-se ocupacionalmente expostos a estes compostos. Vale ressaltar que além das avaliações clínicas usuais realizadas em indivíduos ocupacionalmente expostos a pesticidas, a análise de marcadores citogenéticos e de genotoxicidade são necessárias visando, principalmente, prevenir o aparecimento, a longo prazo, de doenças reconhecidamente associadas com a exposição estocástica a pesticidas, tais como o câncer. Neste contexto, investigamos os efeitos citogenéticos e genômicos causados pela exposição ocupacional experimentada por 200 ACEs. Foram avaliados os danos do DNA pelo ensaio cometa, dois genes GST (GSTM1 e GSTT1), responsáveis pela detoxificação de xenobióticos, por PCR em tempo real, a translocação t (14; 18), por hibridação fluorescente in situ (FISH) e um painel genético de expressão diferencial, de subgrupos de ACEs e do grupo controle, com a utilização da plataforma da Affymetrix, com o GeneChip® WT PLUS Reagent Kit. Foram identificados aumentos do dano do DNA nos ACEs em comparação com o grupo controle (7,832 ± 10,384 e 4,714 ± 3,835, respectivamente, p = 0,003), que não estava relacionado com o status sociodemográfico, estilo de vida e exposição ocupacional. No entanto, observou-se um aumento do dano do DNA relacionado ao genótipo GSTM1 positivo (p = 0,047). Além disso, a frequência da translocação t (14; 18) (p = 0,000) e danos ao DNA (p = 0,015), no sangue periférico dos ACEs, foram maiores nos indivíduos que relataram intoxicação aguda. O padrão de expressão de genes diferenciais mostrou um desequilíbrio na expressão de transcritos relacionados com o sistema imune, reação inflamatória, manutenção celular, apoptose, câncer de cabeça e pescoço e doença de Alzheimer. Assim, vale ressaltar a relevância do uso apropriado de equipamentos de proteção individual e cuidados durante o uso de pesticidas pelos ACEs, para evitar doenças a longo prazo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.
This Journal is licensed with a license Creative Commons Assignment-NonCommercial 4.0 International.