Newborn screening: how undergraduated nursing students perceive the guthrie test
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p71Keywords:
Neonatal Screening, Nursing, Education, Students, Knowledge.Abstract
Objetivo: Esse estudo teve por objetivo verificar o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre o Teste do Pezinho, assim como sua forma de abordagem na graduação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, com 168 acadêmicos de duas Instituições de Ensino Superior, do município de Uberaba/Minas Gerais. Para a coleta foi utilizado um questionário e os dados foram analisados pelo Programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Quanto ao conhecimento sobre o Teste do Pezinho, os principais resultados foram: confusão do Teste do Pezinho com impressão plantar (12%), comprometimento da etiologia das patologias diagnosticadas, equívoco quanto ao período e local para coleta do exame. Apenas cerca de 23% (N = 38) responderam corretamente todas as patologias triadas pelo Teste do Pezinho no Estado de Minas Gerais. O tema Teste do Pezinho foi abordado principalmente em aulas expositivas (67,4%) em disciplinas ofertadas nos semestres finais do curso de Graduação em Enfermagem, tais como: Assistência integral à saúde da criança e adolescente (41,5%), Enfermagem em pediatria (35,6%) e Enfermagem na saúde da criança (33,3%). Conclusão: Os estudantes de enfermagem possuem conhecimento adequado acerca do TP, mas há lacunas em alguns temas pertinentes a esse exame, tais como período e local de coleta, etiologia, quais as doenças detectadas, entre outros.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.
This Journal is licensed with a license Creative Commons Assignment-NonCommercial 4.0 International.