Newborn screening: how undergraduated nursing students perceive the guthrie test

Authors

  • Letícia Pinto Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Vanderlei José Haas Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Alessandra Bernadete Trovó de Marqui Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p71

Keywords:

Neonatal Screening, Nursing, Education, Students, Knowledge.

Abstract

Objetivo: Esse estudo teve por objetivo verificar o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre o Teste do Pezinho, assim como sua forma de abordagem na graduação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, com 168 acadêmicos de duas Instituições de Ensino Superior, do município de Uberaba/Minas Gerais. Para a coleta foi utilizado um questionário e os dados foram analisados pelo Programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Quanto ao conhecimento sobre o Teste do Pezinho, os principais resultados foram: confusão do Teste do Pezinho com impressão plantar (12%), comprometimento da etiologia das patologias diagnosticadas, equívoco quanto ao período e local para coleta do exame. Apenas cerca de 23% (N = 38) responderam corretamente todas as patologias triadas pelo Teste do Pezinho no Estado de Minas Gerais. O tema Teste do Pezinho foi abordado principalmente em aulas expositivas (67,4%) em disciplinas ofertadas nos semestres finais do curso de Graduação em Enfermagem, tais como: Assistência integral à saúde da criança e adolescente (41,5%), Enfermagem em pediatria (35,6%) e Enfermagem na saúde da criança (33,3%). Conclusão: Os estudantes de enfermagem possuem conhecimento adequado acerca do TP, mas há lacunas em alguns temas pertinentes a esse exame, tais como período e local de coleta, etiologia, quais as doenças detectadas, entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Pinto Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Nursing Academic at UFTM, Uberaba / MG. Scholarship of Scientific Initiation of the Foundation of Support to the Research of Minas Gerais / FAPEMIG.

Vanderlei José Haas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

PhD in Physics Applied to Medicine and Biology by the University of São Paulo, Post doctorate by the Faculty of Medicine - USP. Visiting Professor at UFTM, Uberaba / MG

Alessandra Bernadete Trovó de Marqui, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Biologist. PhD in genetics from the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Associate Professor of Genetics at UFTM, Uberaba / MG

Published

2017-01-26

How to Cite

1.
Rodrigues LP, Haas VJ, Trovó de Marqui AB. Newborn screening: how undergraduated nursing students perceive the guthrie test. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 2017 Jan. 26 [cited 2024 Nov. 21];37(2):71-80. Available from: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017

Issue

Section

Artigos