Phototherapy: the feelings of mothers of newborns undergoing this therapy

Autores

  • Souza Jesus Juliana Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS
  • Felipe Olimpia Adriana Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS
  • Terra Souza Fábio Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n2p231

Palavras-chave:

Enfermagem, Icterícia, Fototerapia.

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa e fenomenológica, teve o objetivo de compreender os sentimentos das mães de recém-nascidos submetidos a tratamento fototerápico em um Hospital de médio porte, localizado no estado de Minas Gerais. Os sujeitos do estudo foram seis mães, cujos neonatos encontravam-se em tratamento fototerápico na maternidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas entre os meses de junho e agosto de 2010. A análise das entrevistas permitiu a construção das seguintes unidades de significado: déficit de conhecimento acerca da patologia e tratamento fototerápico; separação do binômio mãe-filho e o sentimento das mães ao vivenciar a fototerapia. Percebe-se que a falta de conhecimento da icterícia e de como é realizado o seu tratamento desencadeia sentimentos como a angustia e a insegurança entre as mães. Aspectos técnicos da terapia, principalmente a utilização do óculos de proteção pelo recém-nascido durante a fototerapia e o afastamento entre mãe e filho durante o tratamento, foram apontados como causadores de sofrimento nas mães por não permitirem o contato visual e físico como seus filhos. Os profissionais de saúde devem se preocupar em proporcionar uma assistência humanizada, que envolva as mães nos cuidado ao recém-nascido mesmo em fototerapia, para, assim, amenizar o seu sofrimento e proporcionar o fortalecimento do vinculo afetivo entre mãe e filho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Souza Jesus Juliana, Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS

Enfermeira graduada pela Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS – Alfenas MG, Brasil.

Felipe Olimpia Adriana, Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS

Enfermeira, Doutoranda em Ciências, Programa Enfermagem Psiquiátrica, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Professora do Curso de Enfermagem da UNIFENAS – Alfenas MG, Brasil.

Terra Souza Fábio, Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas

Enfermeiro, Doutor em Ciências, Programa Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG – Alfenas MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

1.
Juliana SJ, Adriana FO, Fábio TS. Phototherapy: the feelings of mothers of newborns undergoing this therapy. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 19º de março de 2013 [citado 2º de janeiro de 2025];33(2):231-40. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/9928

Edição

Seção

Artigos