Evidenciador da cárie dentária
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1998v19n1p31Palavras-chave:
Cárie dentária, Evidenciador da cárie.Resumo
Este trabalho tem como objetivo, através de um levantamento bibliográfico, mostrar a utilização e a indicação dos evidenciadores de cárie dentária. Os evidenciadores de cárie permitem diferenciar as camadas de dentina desmineralizada superficial e interna (ainda vital e fisiologicamente remineralizável), portanto orientando o profissional no preparo cavitário para manter o máximo de estrutura saudável sem deixar tecido cariado residual, o que não é garantido através do exame clínico (sonda e espelho) considerado muito subjetivo. Entretanto, pesquisas constataram a utilidade dos evidenciadores somente como "meios auxiliares" na remoção da lesão cariosa, pois comprovaram a existência de microorganismos em cavidades onde a dentina não está corada. O corante utilizado é a fucsina básica (C2oH20H3Cl) a 0,5% ou ácido vermelho (C27H2907NzS2Na) a 1%, ambos em propilenoglicol (solvente alcoólico) que penetra através das fibras colágenas deterioradas levando o corante. Existem dois procedimentos que podem ser usados, cada um com sua especificação. O primeiro em cavidades rasas, antes de iniciar a cavidade, facilitando o preparo e o segundo, em cavidades profundas, para evidenciar dentina cariada residual. Além disso, deve-se observar e seguir com muito critério a técnica de aplicação do produto para evitar erro no diagnóstico da cárie. Portanto, o evidenciador de cárie é um meio auxiliar, que vem facilitar e agilizar o processo de detecção e remoção do tecido cariado, não devendo ser usado como meio objetivo e totalmente seguro, havendo ainda a necessidade do uso de outras técnicas (exame clínico, observação da coloração e dureza da dentina) para tentar garantir um correto preparo cavitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.