Estudo da resistência de união metalocerâmica. Efeito do tipo de liga metálica e tratamento superficial

Autores

  • Tomio Nonaka
  • Celso Luiz de Angelis Porto Universidade Estadual Paulista
  • Antonio Carlos Gastaldi Universidade Estadual Paulista
  • Geraldo Maia Campos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1996v17n2p214

Palavras-chave:

Metalocerâmica, Liga Metálica, Resistência à Compressão, Tratamento Superficial.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparai' a resistência de união metalocerâmica, utilizando-se dois tipos de tratamentos superficiais (ataque eletroquímico e jato abrasivo com óxido de alumínio), de duas ligas metálicas à base de níquel-cromo (Durabond e Nickron). Os corpos-de-prova foram confeccionados a partir de padrões obtidos em matriz metálica, para que todos apresentassem a mesma área. Em seguida foram usinados e submetidos a tratamentos superficiais, com subsequente aplicação da porcelana. Para realização dos testes de resistência á compressão utilizamos a maquina Instron, com velocidade de 0,02 mm/min, A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que: O ataque eletroquímico apresentou pior desempenho quanto 'a resistência de união do que o tratamento superficial jato abrasivo com óxido de alumínio. As ligas metálicas utilizadas aparentemente propiciaram resultados idênticos de resistência de união, se consideradas as médias gerais de cada liga, que foram não significantes estatisticamente. Entretanto, comparando-se as interações figas metálicas x tipos de tratamento, ficou demonstrado que o ataque eletroquímico determinou uma resistência maior, quando usada a liga Durabond, do que quando utilizada a liga Nickron. O jato abrasivo com óxido de alumínio determinou uma resistência maior, quando usada a liga Nickron, do que quando utilizada a liga Durabond. A liga metálica Nickron demonstrou maior resistência ã compressão com o jato abrasivo do que com o ataque eletroquímico. A liga metálica Durabond apresentou resistência semelhante, com ambos os tratamentos (jato abrasivo e ataque eletroquímico).


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tomio Nonaka

Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo - USP.

Celso Luiz de Angelis Porto, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Araraquara – Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Antonio Carlos Gastaldi, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Química da Faculdade de Quimica de Araraquara – Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Geraldo Maia Campos, Universidade de São Paulo

Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo - USP.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Nonaka T, Porto CL de A, Gastaldi AC, Campos GM. Estudo da resistência de união metalocerâmica. Efeito do tipo de liga metálica e tratamento superficial. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 27º de abril de 2024];17(2):214-22. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7085

Edição

Seção

Artigos