A pesquisa científica e as funções da Universidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p328Palavras-chave:
Pesquisa, Universidade, Política científica, Ensino superior.Resumo
Com a globalização da economia, estão surgindo questionamentos quanto ao papel da Universidade no desenvolvimento econômico e social da comunidade, o que está provocando reflexões e discussões sobre as funções da Universidade na sociedade. A Universidade apresenta três funções regimentais: ensino, pesquisa e extensão. O ensino, a nível superior, é função privativa e única responsabilidade social exclusiva da Universidade (e outras instituições de ensino superior), enquanto pesquisa e extensão são compartilhadas com várias outras instituições com estas funções específicas. Na Universidade, as atividades de pesquisa têm uma função importante no desempenho do docente e na formação dos alunos, tentando reduzir a distância entre o que é ensinado e a tonteira de conhecimento, sendo atividade acadêmica essencial para o bom desempenho da função privativa de ensino. Em relação à extensão, ela também representa papel primordial na formação do aluno. Nesta questão de participação da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico da comunidade, ela não pode perder de vista seu objetivo primordial e privativo, que é o ensino, desviando-se de sua atividade fim.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.