Ficoflórula do rio Tibagi, estado do Paraná, Brasil, III: Actinotaenium, Cosmarium, e Staurodesmus (Zygnemaphyceae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1993v14n2p86Palavras-chave:
Zygnemaphyceae, Estado do Paraná.Resumo
O trabalho ê parte de um projeto maior que tem como finalidade o estudo da estrutura e funcionamento da comunidade fitoplanctônica do Rio Tibagi, Estado do Paraná Brasil. As coletas foram realizadas sazonalmente no período de 04/90 a 02/91, utilizando rede de nylon com 30.um de abertura de malha. Das 59 amostras analisadas, 32 continham representantes dos gêneros Actinotaeniunit Cosmarrium e Staurodesmus (Zygncmphyceae). Foram identificados 22 táxons, sendo que, 17 (77,2%) são citados pela primeira vez para o Estado do Paraná. A espécie Staurodesmus cuspidatus var. divergens foi a mais constante nos municípios amostrados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.