Fator anti-núcleo e célula L E: análise de 2.299 pesquisas no hospital universitário regional do norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1992v13n2p113Palavras-chave:
Fator ano-núcleo, Célula LE, Lupus eritematoso sistêmico.Resumo
Os autores analisaram a pesquisa de fator anti-núcleo (FAN) c célula LE em 2.299 amostras de sangue de pacientes atendidos no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, no período compreendido entre março de 1931 a fevereiro de 1966. A técnica para pesquisa do FAN foi imunofluorescência indireta utilizando-se como substrato o creme leucocitário e para a pesquisa da célula LE, a técnica direta (prova do coágulo sanguíneo). Observou-se uma maior positividade para o Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) diagnosticado em 41 pacientes (83,6%) e de outras patologias conto associação de LES e Artrite Reumatóide, Púrpura de Henoch-Schonlein, Acidente Vascular Cerebral, Coréia de Sydenham, Hepatite lupóide e Artrite reumatóide soro-positiva, apresentando em cada urna delas um caso positivo (2,04%). A correlação entre os títulos altos de FAN obtidos foi para com os casos de LES, enquanto que nas outras patologias, o título do PAN apresentou-se com valores mais baixos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.