Avaliação da determinação de anticorpos anti-tireóideanos no diagnóstico de doenças auto-imunes da tireóide
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1992v13n2p115Palavras-chave:
Anticorpos anti-tireoglobulina, Anticorpos anti-microssornal, Tireoidite de Hashimoto, Doença de Graves.Resumo
Os autores, objetivando avaliar a determinação dos anticorpos anti-tireoideanos no diagnóstico de doenças auto-imunes da tireóide, analisaram os resultados obtidos nos lestes de microaglutinação indireta para anticorpos anti-tireoglobulina e anti-microssomal (Sena Tok, Ames Division, Miles Laboratories). Os testes foram realizados no Setor do imunologia Clínica do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Londrina, utilizando amostras de soro de 200 pacientes atendidos neste hospital no período de novembro de 1988 a junho de 1991. Inicialmente, considerando-se os resultados onde pelo menos um dos testes mostrava-se positivo em qualquer título, obteve-se 6,7% de positividade para o teste anti-tireoglobulina, 42,8% para o anti-microssomal e 49,5% para ambos. Em seguida, considerando-se apenas os resultados fortemente positivos, ou seja, aqueles claramente associados a doenças auto-imunes da tireóide, corno a Tireoidite de Hashimoto e Doença de Graves, obteve-se 2,5% de positividade para o teste anti-tireoglobulina, 61,7% para o anti-microssomal e 35,8% para ambos. Os dados revelaram urna discrepância na frequência de positividade destes auto-anticorpos, quando pesquisados isoladamente ou associados, sondo que a determinação simultânea destes anticorpos anti-tireoideanos seria mais adequada para o diagnóstico das doenças auto-imunes da tireóide.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.