Papel do gosto e do cheiro no controle do comportamento alimentar de ratos privados e não privados
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1990v11n2p101Palavras-chave:
Gosto, Cheiro, Hedânico, Tetracaína, Motivação.Resumo
Nesse experimento utilizou-se como sujeitos 24 ratos wistar que foram divididos em 4 grupos; não-privados e privados de 25, 50 e 75% da quantidade de ração diariamente, com 6 sujeitos em cada grupo. Os ratos receberam diariamete, durante 20 min., uma proveta contendo "leite condensado". Durante as 5 sessões de linha de base registrou-se a quantidade de solução ingerida pelos sujeitos dos 4 grupos. Na sexta sessão administrou-se tetracaina (anestésico tópico) na boca e no nariz de todos os ratos e mediu-se a ingestão de "leite condensado". Os resultados mostraram que o consumo de solução do grupo controle caiu 50% em relação à linha de base. Nos grupos privados, a supressão da ingestão parece ter sido dependente do grau de privação a que os ratos foram submetidos. Mas o grupo privado de 75% de ração diariamente não apresentou nenhuma redução da ingestão. Isso sugere que sob uma condição de privação severa, os efeitos do gosto e do cheiro exercem pouco ou nenhum, controle sobre o comportamento alimentar. Esses resultados sugerem que o comportamento alimentar pode ser mediado por mecanismos regulatórios e hedônicos. Esses últimos parecem estar ausentes no caso de uma privação severa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.