Intoxicação em equinos por micotoxinas produzidas por Fusarium moniliforme no norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1988v9n3p135Palavras-chave:
Micotoxina, Fusarium moniliforme, Leucoencefalomalácia equina, Zearalenona.Resumo
Leucoencefalomalácia comprometendo equino na região Norte do Paraná, associado à ingestão de milho mofado no 2° semestre de 1985 é descrita neste trabalho. O estudo dos sintomas clínicos, dados anátomo-histopatológicos, analise microbiológica e detecção de micotoxinas foi realizada nos casos ocorridos. Os sintomas clínicos foram predominantemente de origem nervosa, caracterizados principalmente por incoordenação motora, cegueira, depressão e hiperexcitação, ocorrendo a morte do animal dentro de 18 a 36 horas. No exame macroscópico do cérebro observou-se áreas de malácia, comprometendo a substância branca com amolecimento e cavitação. Estas áreas, no exame histopatológico, apresentavam necrose liquefativa, caracterizadas por células em degeneração, congestão de vasos, intenso edema e infiltrados perivasculares de células mono e polimorfonucleares. Nas amostras de ração foi observada alta contaminação fúngica, variando de 10S a IO7 UFC/g de produto, isolando-se predominantemene Fusarium moniliforme. Quanto à presença de micotoxinas (zearalenona, estcrigmatocistina, ocratoxina A e aflatoxinas B1, B2, G1 e G2) na ração, zearalenona foi detectada em ditas amostras nas concentrações de 19,0 mg/Kg (ração mista) e 0, 7mg/Kg (resíduo de mitho), não detectando-se outras toxinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.