Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica

Autores

  • Edna Maria Vissoci Reiche Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1985v6n3p112

Palavras-chave:

Instrução individualizada, Módulos instrucionais.

Resumo

O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado - instrução modular - em dez alunos da disciplina de Imunologia Clínica, do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objetivos avaliar a utilização da instrução modular e seus efeitos, em termos de rendimento acadêmico, iniciativa e participação dos alunos, bem como verificar a opinião dos mesmos em relação à instrução modular e também correlacionar a variável rendimento acadêmico com as variáveis iniciativa e participação dos alunos, quando submetidos ao ensino da Imunologia Clínica, através da instrução modular. Os resultados evidenciaram um rendimento acadêmico igual ou superior ao critério mínimo de 80%, estipulado pela pesquisadora. Ao mesmo tempo, os alunos demonstraram níveis significativos de iniciativa e participação, tendo como valores mínimos 51,3% e 73,8%, respectivamente. Conclui-se que a instrução modular mostrou serum método de ensino individualizado eficiente para o ensino da disciplina de Imunologia Clínica

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Maria Vissoci Reiche, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia — CCS, UEL.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Reiche EMV. Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 21º de novembro de 2024];6(3):112-7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6405

Edição

Seção

Artigos