Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica

Autores

  • Edna Maria Vissoci Reiche Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1985v6n3p112

Palavras-chave:

Instrução individualizada, Módulos instrucionais.

Resumo

O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado - instrução modular - em dez alunos da disciplina de Imunologia Clínica, do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objetivos avaliar a utilização da instrução modular e seus efeitos, em termos de rendimento acadêmico, iniciativa e participação dos alunos, bem como verificar a opinião dos mesmos em relação à instrução modular e também correlacionar a variável rendimento acadêmico com as variáveis iniciativa e participação dos alunos, quando submetidos ao ensino da Imunologia Clínica, através da instrução modular. Os resultados evidenciaram um rendimento acadêmico igual ou superior ao critério mínimo de 80%, estipulado pela pesquisadora. Ao mesmo tempo, os alunos demonstraram níveis significativos de iniciativa e participação, tendo como valores mínimos 51,3% e 73,8%, respectivamente. Conclui-se que a instrução modular mostrou serum método de ensino individualizado eficiente para o ensino da disciplina de Imunologia Clínica

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edna Maria Vissoci Reiche, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia — CCS, UEL.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Reiche EMV. Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 24º de junho de 2025];6(3):112-7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6405

Edição

Seção

Artigos