PUERICULTURA: Desinformação ou Negligência?

Autores

  • Ana Paula Modesto Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0002-9023-5350
  • Andressa Xavier Pinto Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Arlindo Pereira Dias Jr. Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Camila Martins Maffei Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Denise P. Soares de Mello Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Fábio Nunes Trevisan Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Gustavo Kiyosen Nakayama Universidade Estadual de Londrina – UEL https://orcid.org/0000-0002-6588-8616
  • Kelly Cristina Serezuella Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Roberta Freitas Zurita Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Thaís de Souza Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Glaucia Regina Borba Murad Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Iraídes Nunes dos Santos Universidade Estadual de Londrina – UEL seminabio@uel.br

Palavras-chave:

Puericultura, Unidade Básica de Saúde, Assistência Primária à Saúde, Crescimento e desenvolvimento infantil, Aleitamento materno

Resumo

Denomina-se puericultura ao conjunto de técnicas empregadas para assegurar o perfeito desenvolvimento físico, mental e moral da criança desde o período gestacional até o final da primeira infância. Segundo levantamento de dados realizado junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Tókio, observou-se que o serviço de Puericultura não vem sendo periodicamente frequentado pelas crianças da área de abrangência da referida UBS. Em vista disso investigamos se havia desinformação ou negligência por parte de população e/ou funcionários desta UBS. A partir dos resultados obtidos da investigação, concluímos que o serviço precisa ser reorganizado nesta unidade e que esta reorganização envolve uma readequação do espaço físico, melhor divulgação dos serviços prestados à comunidade, capacitação técnica dos agentes de saúde, desenvolvimento de um "Programa de Puericultura" onde vise um melhor esclarecimento do serviço, já que se trata de uma comunidade de baixo nível sócio-econômico.

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Biografia do Autor

Ana Paula Modesto, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Aluno do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Andressa Xavier Pinto, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Arlindo Pereira Dias Jr., Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Camila Martins Maffei, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Denise P. Soares de Mello, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Fábio Nunes Trevisan, Universidade Estadual de Londrina – UEL

2. Aluno do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Gustavo Kiyosen Nakayama, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Kelly Cristina Serezuella, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Roberta Freitas Zurita, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Thaís de Souza, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Glaucia Regina Borba Murad, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Instrutora do PEEPIN. Docente do Departamento de Ciências Fisiologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Iraídes Nunes dos Santos, Universidade Estadual de Londrina – UEL seminabio@uel.br

Instrutora do PEEPIN. Docente do Departamento de Ciências Fisiologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Referências

Alcântara, P.; Marcondes, E.; Machado, D. V. M. Mãe e Filho: cartilha de Puericultura. 5. ed. São Paulo : Almed, 1984.

Allen . J.; Guturaj, V.; Russo. R. Pediatria em prática: uma abordagem integrada. Diagnóstico, Conduta e Tratamento. 2. ed. Rio de Janeiro : Atheneu, 1980.

Marcondes, E. (Coord.). Pediatria básica. 7. ed. São Paulo : Sarvier, 1985.

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Santini, M. A.; Pessoa, O. F. Saúde na pré-escola. 1. ed. São Paulo : Manole, 1985.

Thomson, Z.; Soares, D. Rotinas Pediátricas para o médico geral. Londrina : Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Londrina, 1985.

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

1.
Modesto AP, Pinto AX, Dias Jr. AP, Maffei CM, Mello DPS de, Trevisan FN, Nakayama GK, Serezuella KC, Zurita RF, Souza T de, Murad GRB, Santos IN dos. PUERICULTURA: Desinformação ou Negligência?. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 3º de dezembro de 2021 [citado 27º de abril de 2024];17(1esp):28-31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/45129

Edição

Seção

Artigos