Internato médico rural na Serra Gaúcha: a experiência da Universidade de Caxias do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2021v42n1p59Palavras-chave:
Educação médica, Atenção Primária à Saúde, Medicina de família e comunidade, Áreas rurais, Recursos humanos em saúdResumo
Um dos desafios das comunidades rurais e remotas é a dificuldade no recrutamento e a retenção de recursos humanos em saúde. A educação médica em áreas rurais é uma das estratégias para enfrentar tal deficiência. No Brasil, há relativamente poucos relatos de experiências de educação médica em áreas rurais, especialmente de duração prolongada, e há necessidade de se avaliar as existentes para contribuir com a formulação de políticas públicas. Este trabalho descreve o estágio rural do internato médico em Medicina de Família e Comunidade (MFC) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Até agora, durante os treze anos desde seu início, mais de 550 estagiários passaram pelas unidades de saúde de quatro municípios da Serra Gaúcha. Reflexões sobre a experiência para a formação médica e para as políticas de recursos humanos são apresentadas. O estágio rural tem sido importante espaço de diversificação de cenário para educação, reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde e da MFC, além de possibilitar a aproximação da Universidade com a comunidade, confirmando sua responsabilidade social. Os resultados contribuem para as estratégias de formação médica e para as políticas de recrutamento e retenção de recursos humanos na saúde para áreas rurais e remotas.Downloads
Referências
Barbosa GL, Amorim RKM. Contribuição do internato rural na formação do Médico. Anais CBMFC. [Internet]; 2013 [citado 2020 jul 17];(12): 1078. Disponível em: https://www.cmfc.org.br/brasileiro/article/view/571
Brasil. Lei nº 12.871 de 22 de outubro de 2013. Institui o programa mais médicos, altera as leis nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. [Internet]. 2013. [citado 2020 jul 3]. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=12871&ano=2013&ato=bbao3ZU50MVpWTde7
Brasil. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2014 jun. 23; Seção 1, p. 8.
Gouveia EAH, Rodrigues LHG, Maggi RS. Internato rural no sertão indígena de Pernambuco: um projeto piloto. Anais CBMFC. [Internet]; 2013 [citado 2020 jul 17];(12): 129. Disponível em: https://cmfc.emnuvens.com.br/brasileiro/article/view/975
Guilbault RWR, Vinson JA. Clinical medical education in rural and underserved areas and eventual practice outcomes: a systematic review and meta-analysis. Educ Health. [Internet]; 2017 [cited 2020 Jul 17];30(2): 146-55. Available from: http://www.educationforhealth.net/article.asp?issn=1357-6283;year=2017;volume=30;issue=2;spage=146;epage=155;aulast=Raymond
Guimarães EV. O internato rural e a formação do profissional médico para o programa de saúde da família [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2004.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação. Rio de Janeiro: IBGE; 2017.
McLean R, Pallant J, Cunningham C, DeWitt D.A multi-university evaluation of the rural clinical school experience of Australian medical students. Rural Remote Health. [Internet]; 2010 [cited 2020 Jul 17];10(3): 1492. Available from: www.rrh.org.au/journal/article/1492
Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. [citado 2020 jul 17]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacoes_campo.pdf
O’Sullivan BG, McGrail MR, Russell D, Chambers H, Major L. A review of characteristics and outcomes of Australia’s undergraduate medical education rural immersion programs. Hum Resour Health. [Internet]; 2018 [cited 2020 Jul 17];16(1): 8. Available from: https://human-resources-health.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12960-018-0271-2
Polignano MV, Melo EM, Nascimento LE, Santana AMP, Rodrigues IA Jr. Internato rural da faculdade de medicina da UFMG: 25 anos de integração docente-assistencial. Anais do 2a Congresso Brasileiro de Extensão Universitária [Internet]; 2004 set 12-15; Belo Horizonte, MG, Brasil. [citado 2020 jul 17]. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Educa/Educa107.pdf
Ruiz DG, Farenzena GJ, Haeffner LSB. Internato regional e formação médica: percepção da primeira turma pós-reforma curricular. Rev Bras Educ Méd. [Internet]; 2010 mar [citado 2020 jul 17]; 34(1): 21–7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-55022010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Scheil-Adlung X, editor. Global evidence on inequities in rural health protection: new data on rural deficits in health coverage for 174 countries. [Internet]. Geneva: International Labour Organization; 2015. [cited 2020 Jul 17]. Available from: https://www.social-protection.org/gimi/gess/RessourcePDF.action?ressource.ressourceId=51297
Silva MJF, Gonçalves BH, Moraes CAC, Salgado AKS, Rodrigues BC, Vallinoto IMVC. A extensão universitária como cenário de prática e de protagonismo do graduando em medicina na atenção primária em saúde na ilha de Marajó, Estado do Pará. Interfaces [Internet]; 2019 jun [citado 2020 jul 17];7(1):501-10. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19083
Silveira R, Pinheiro R. Internato rural na Amazônia: aspectos históricos, contexto atual e principais desafios. Hist Cienc Saúde-Manguinhos [Internet]. 2017 abr [citado 2020 jun 29];24(2): 371-90. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000200371&lng=pt. https://doi.org/10.1590/s0104-59702017000200004.
Silveira R, Pinheiro R. Sobre o rural, a interiorização na saúde e a formação médica: concepções e ações com o destaque para o contexto da Amazônia legal. In: Pinheiro R, Lopes T, Müller JS Neto. Construção social da demanda por cuidado: revisitando o direito à saúde, o trabalho em equipe, os espaços públicos e a participação. [Internet]. Rio de Janeiro: Cepesc; 2013. p. 147-172. [citado 2020 jul 17]. Disponível em: https://lappis.org.br/site/construcao-social-da-demanda-por-cuidado-revisitando-o-direito-saude-o-trabalho-em-equipe-os-espacos-publicos-e-participacao/4624
Silveira RP. Itinerários formativos do Internato Rural na Amazônia: experiências nas fronteiras de mundo, saberes e práticas e responsabilidade [tese]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social; 2014.
Targa LV, Schwalm F, Hoblik M. Estágio rural potencializa interiorização do médico de família e comunidade. Anais do 10a Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade; 2009. Florianópolis: SBMFC, 2009.
Targa LV. Wynn-Jones J, Howe A, Anderson MIP, Lopes JMC, Lermen N Jr, et al. Declaração de Gramado pela Saúde Rural nos países em desenvolvimento. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]; 2014 jul [citado 2020 jul 17];9(32): 292-4. Disponível em: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/982/644
Taveira, MGMM. Clínica ampliada: as oportunidades de vivência discente no estágio rural em Arapiraca [dissertação]. Maceió: Universidade Federal de Alagoas; 2014.
Villiers M, van Schalkwyk S, Blitz J, Couper I, Moodley K, Talib Z, et al. Decentralised training for medical students: a scoping review. BMC Med Educ. [Internet]; 2017 [cited 2020 Jul 17];17: 196. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5680751/pdf/12909_2017_Article_1050.pdf
Wilson N, Couper I, Vries E, Reid S, Fish T, Marais B. A critical review of interventions to redress the inequitable distribution of healthcare professionals to rural and remote areas. Rural Remote Health. [Internet]; 2009 [citado 2020 jul 17];9: 1060. Available from: http://www.rrh.org.au/articles/subviewnew.asp?ArticleID=1060
World Health Organization. Increasing access to health workers in remote and rural areas through improved retention: global policy recommendations [Internet]. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2010. [cited 2020 Jul 17]. Available from: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44369/9789241564014_eng.pdf;jsessionid=C257FEC91F3934AF1848A65797EAD8E0?sequence=1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.