A visão da enfermagem sobre o atendimento humanizado no setor de urgência e emergência
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2021v42n1p81Palavras-chave:
Acolhimento, Ética em enfermagem, Pacientes, Profissionais de enfermagemResumo
Objetivo: analisar a visão da enfermagem sobre o atendimento humanizado no setor de urgência e emergência e identificar fatores que dificultem esse processo.Material e Método: trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em uma instituição hospitalar privada localizada no Sul do Brasil. Os dados foram recolhidos através de questionários formulados por 20 perguntas, nos quais foram coletadas informações referentes à identificação do profissional como: gênero, faixa etária, escolaridade, materiais relativos ao conhecimento e visão da equipe em relação ao atendimento humanizado. Posteriormente, os materiais foram analisados e organizados em tabelas, os quais foram computados no programa SPSS® - Statistical Package for the Social Sciences (SPSS® 20).
Resultados: considerando os critérios de inclusão e exclusão, a amostra foi composta por 16 questionários válidos. Os dados analisados evidenciaram que a equipe tem compreensão sobre o atendimento humanizado e desejo em adquirir mais conhecimento, porém há insatisfação devido à sobrecarga de trabalho ocasionada com a superlotação do serviço.
Conclusão: a pesquisa comprovou que os profissionais enfrentam dificuldades durante sua jornada de trabalho devido à alta demanda de atendimentos, evidenciando-se, assim, a necessidade da administração de estratégias para situações de fluxo intenso e a carência de profissionais para o setor de urgência e emergência
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