Dificuldades e facilidades vividas pelos docentes no processo de implantação do currículo integrado no curso de Enfermagem da Universidade Estadual De Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2001v22n1p33Palavras-chave:
Enfermagem, Currículo integrado, Educação em enfermagem, Mudança curricular na enfermagem, Transformação curricular.Resumo
O estudo teve como objetivo determinar as perspectivas e dificuldades dos docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual de Londrina, na construção e implantação do Módulo I, do Currículo Integrado de Enfermagem. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso e os dados foram obtidos através de questionário aplicado a 13 (treze) docentes que construíram e implementaram o Módulo I, no ano de 2000. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação do processo, bem como, levantar a percepção dos docentes sobre o processo de mudança curricular. Dentre os fatores facilitadores, destacaram-se o empenho do Colegiado de Curso, o apoio da direção do CCS, o trabalho coletivo em torno de um mesmo ideal, a união, dedicação, compromisso e cooperação entre os professores e o desejo de inovar e criar frente à responsabilidade de formar um profissional consciente, crítico, criativo e reflexivo. Em contrapartida, a carência de tempo devido às atividades docentes e administrativas, a escassez de recursos materiais e humanos e a precariedade da estrutura física, foram mencionados como fatores dificultadores. A avaliação dos docentes também apontou a importância da formação pedagógica continuada. O estudo, ao fornecerem indicadores de mudança, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na consecução do novo currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.