Perfil das participantes do “serviço de atendimento interdisciplinar à gestante”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2003v24n1p49Palavras-chave:
Gestante, Interdisciplinaridade, Fisioterapia na gestação, Puerpério.Resumo
O período gestacional apresenta-se como um momento de profundas modificações na vida da mulher. Sendo assim, a informação e o conhecimento são necessários para diminuir as ansiedades e angústias que cercam esse período. É essencial um serviço interdisciplinar que aborde tanto os aspectos psicológicos quanto físicos para que se dê um atendimento global à gestante. O objetivo deste estudo foi traçar o perfil das participantes do “Serviço de Atendimento Interdisciplinar a Gestantes” desenvolvido no Ambulatório de Fisioterapia do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina (HURNPr-UEL) e, também, discutir a utilização ou não das técnicas treinadas pela fisioterapia. Foram aplicados dois questionários formulados pela equipe interdisciplinar, um no primeiro encontro e outro no pós-parto. A população foi composta por 30 gestantes, com idades entre 16 e 42 anos, casadas, com nível de escolaridade, empregadas, com renda familiar superior a 10 salários mínimos, primigestas e sedentárias. Observa-se que as técnicas aprendidas no curso foram utilizadas por pouco mais da metade das gestantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.