Capacidade funcional de idosos restritos ao domicílio, do conjunto Ruy Virmond Carnascialli, Londrina/PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2005v26n1p37Palavras-chave:
Idosos, Incapacidade funcional, Domicílio, Atividades de vida diária, Atividades instrumentais.Resumo
A incapacidade funcional é definida pela presença de dificuldade no desempenho de atividades da vida cotidiana ou mesmo pela impossibilidade de desempenhá-las. O objetivo do estudo foi avaliar a incapacidade funcional de idosos restritos ao domicílio. Participaram deste estudo 104 idosos acima de 60 anos, da área de abrangência da Unidade Básica da Saúde(UBS) do Conjunto Habitacional Ruy Virmond Carnascialli, Região Norte da cidade de Londrina/PR. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário sócio-demográfico e o Functional Autonomy Measurement System, instrumento composto por 29 aspectos divididos em cinco domínios: Atividade de Vida Diária, Mobilidade, Comunicação, Função Mental e Atividade Instrumental de Vida Diária. Para o tratamento estatístico dos dados, foi utilizado o programa Epi Info 6.04b e software Excel da Microsoft. A amostra constituiu-se predominantemente por idosos do gênero feminino e com média de idade de 75,8 ± 8,1 anos. Em relação às atividades de vida diária, os idosos mostraram-se dependentes principalmente no banho 29 (27,9%), no cuidado pessoal 22 (21,1%) e higiene 22 (21,1%).No domínio mobilidade a maior incapacidade foi em relação a locomoção externa 28 (26,9%). A visão foi o item mais comprometido entre os idosos, sendo que 60 (57,7%) referiram ter dificuldade ou precisarem de auxílio/supervisão. Já em relação à atividade instrumental de vida diária, fazer compras e utilizar o telefone foram as atividades que obtiveram a maior porcentagem de dependência, 53,8% e 42,3% respectivamente. Os resultados mostraram a necessidade de estratégias efetivas para a prevenção e reabilitação do declínio funcional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.