Os motivos de procura pelo Pronto Socorro Pediátrico de um Hospital Universitário referidos pelos pais ou responsáveis
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2008v29n2p121Palavras-chave:
Saúde da criança, Atenção básica, Pronto socorro infantil, Acesso aos serviços de saúde.Resumo
Os serviços de saúde são organizados, hierarquicamente, em três níveis de complexidade tecnológica: primário, secundário e terciário, e a população deveriam acessá-los conforme a especificidade de suas queixas, visando, dessa forma, maior eficiência na utilização dos recursos e universalização do acesso. Na prática, percebe-se que a população prefere recorrer a hospitais de nível terciário para situações corriqueiras, as quais poderiam ser solucionadas nas Unidas Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com o problema acima descrito, esse levantamento teve como objetivo avaliar os motivos que levaram os pais ou responsáveis a procurarem um hospital de alta complexidade para atendimento das crianças, investigando a freqüência e finalidade que essa população utiliza os serviços básicos de saúde. A presente pesquisa foi realizada com os pais ou responsáveis pelas crianças atendidas em um Pronto Socorro Pediátrico de um Hospital Universitário, localizado na cidade de Londrina, sendo aplicado entrevista a 222 usuários durante os meses de março a abril de 2006. Após análise dos dados, observouse que, apesar de 80,6% da população estudada referirem freqüentar as UBSs, 56,7% dos atendimentos no Pronto Socorro Pediátrico ocorreram mediante procura direta e 33,3% dos entrevistados elegeram a qualidade no atendimento como motivo para justificar essa procura. A queixa mais freqüente foi à febre com 21,6% e as causas externas apareceram em último lugar com apenas 1,4%. Por meio desse estudo, pôde-se concluir que o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Universitário de Londrina recebe grande contingente de crianças com queixas, muitas vezes, passíveis de resolverem-se em nível básico de atendimento à saúde, porém, os hospitais, de um modo geral, possuem maior legitimidade do que as UBSs diante da população habituada ao longo dos anos a recorrer aos serviços hospitalares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.