Definição e considerações gerais sobre a prática do aconselhamento genético no Brasil
Palavras-chave:
Aconselhamento genético, Riscos da ocorrência ou recorrência, Estudo citogenéticoResumo
“All interactions with patients are primarily psychosocial encounters, no matter how much we or patients consciously or unconsciously try to focus on facts and figures.” By Robert Resta. A sociedade tem experimentado grandes avanços na área do diagnóstico genético das doenças humanas nas ultimas 3 décadas. Tal conhecimento tem proporcionado melhor compreensão sobre os riscos da ocorrência ou recorrência de uma condição genética na família, sendo possível estimar as chances do evento. Os resultados devem ser comunicados aos consulentes de forma clara, garantindo a tomada de decisões autônomas. Este processo é reconhecido como Aconselhamento Genético (AG), que se caracteriza por um processo de comunicação que, no Brasil, envolve um trabalho em equipe, que pode inclui biólogos, biomédicos, farmacêuticos, médicos e psicólogos especialmente treinados para executar a tarefa. O AG da aberrações cromossômicas, numéricas ou estruturais ocorre em contextos de testagem pré-natal, pós-natal (pediátrico e adult-onset) e pré-concepcional. O AG eficaz perpassa pela correta interpretação dos resultados dos testes, e suas implicações no gerenciamentos e manejo dos casos, além do acompanhamento adequado do paciente e sua família. Neste contexto, o AG deve ser conduzido de forma não-diretiva, respeitando-se a autonomia do paciente/consulente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.