Variabilidade nos resultados de INR (International Normalized Ratio): comparação de seis marcas comerciais de tromboplastina

Autores

  • Fernanda Daniela Serralvo Universidade Estadual de Londrina
  • Jacinta Ludovico Zamboti Universidade Estadual de Londrina
  • José Wander Bregano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp225

Palavras-chave:

Anticoagulantes, Monitoramento, Tempo de protrombina, Coeficiente internacional normatizado.

Resumo

Introdução: A eficácia e a segurança no tratamento com os anticoagulantes orais são dependentes do monitoramento do efeito destes anticoagulantes através da determinação do tempo de protrombina (TP). O sistema INR (International Normalized Ratio) foi elaborado para minimizar a variabilidade nos resultados do TP devido à variação na constituição das tromboplastinas utilizadas. Objetivo: Comparar os resultados do INR de pacientes em tratamento com anticoagulantes orais obtidos com tromboplastinas de marcas comerciais distintas. Materiais e Métodos: Para este estudo foram selecionados, aleatoriamente, 96 pacientes que tiveram solicitação de TP para monitoramento de terapia com anticoagulantes orais. Os valores de INR foram determinados empregando seis marcas comerciais de tromboplastina. Resultados e Discussão: A faixa terapêutica de INR entre 2 e 3, esperada para pacientes em uso anticoagulantes orais, foi observada em 29 (30,2%) pacientes quando foram utilizados os reagentes Dade-Behring®, Human do Brasil® e Diagnostica Stago®. Esta faixa foi observada em 33 (34,4%), 36 (37,5%) e 21 (21,9%) pacientes com os reagentes Trinity Biotech®, Bios Diagnostica® e Labtest® respectivamente. Independentemente da faixa do INR, os resultados obtidos com o reagente da Labtest® foram estatisticamente diferentes dos resultados obtidos com reagentes Dade-Behring®, Diagnostica Stago®, Trinity Biotech® e Bios Diagnostica®. Com INR entre 2 e 3 só foram observadas diferenças entre os resultados das marcas Bios Diagnostica® e Labtest®. Conclusão: Apesar da criação do sistema INR ainda existem diferenças significativas nos resultados de INR dependente da marca de tromboplastina utilizada, o que pode interferir na conduta terapêutica em relação aos anticoagulantes orais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Daniela Serralvo, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Farmácia - Residente em Análises Clinicas - Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas – Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Jacinta Ludovico Zamboti, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do Departamento de Estatística do CCE (Doutorado em Agronomia/Probabilidade e Estatística) - Universidade Estadual de Londrina (UEL).

José Wander Bregano, Universidade Estadual de Londrina

Professor Doutor (Doutorado em Ciências da Saúde) do Departamento de Patologia Análises Clínicas e Toxicológicas do CCS - Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

1.
Serralvo FD, Zamboti JL, Bregano JW. Variabilidade nos resultados de INR (International Normalized Ratio): comparação de seis marcas comerciais de tromboplastina. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 4º de maio de 2015 [citado 27º de abril de 2024];36(1Supl):225-32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19299