Análise da atuação das enfermeiras em um modelo de unidades gerenciais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p71Palavras-chave:
Enfermagem, Prática profissional, Gerenciamento da prática profissionalResumo
Objetivo: identificar os espaços de atuação das enfermeiras após a implantação do modelo de Unidades Gerenciais em uma instituição hospitalar de ensino de grande porte e alta complexidade, da região sul do Brasil.
Método: estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada com 15 enfermeiras representantes dos cargos ocupados pela categoria na instituição.
Resultados: as participantes são do sexo feminino, de 25 a 59 anos, com tempo de atuação no hospital entre 05 e 30 anos, a maioria pós-graduada. As atividades dividem-se em: assessoria em comissões ou comitês, vigilância em saúde, atividades de gerenciamento, assistência de enfermagem, educação em serviço, orientação em saúde, pesquisa e atividades administrativas institucionais.
Conclusões: as enfermeiras que trabalham com assessoria sustentam a operacionalização de algumas políticas públicas de saúde; nos cargos da estrutura do Serviço de Enfermagem, atividades estão relacionadas ao gerenciamento do cuidado e da unidade; e nos cargos administrativos externos, visam às demandas institucionais gerais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.