Identificação e perfil antimicrobiano de bactérias isoladas de urina de gestantes atendidas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Prudentópolis, Paraná

Autores

  • Tássia Klosowski Pacheco dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Isabela Thomé Sanches Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Elaine Pittner Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Hermes Francisco Sanches Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n2p181

Palavras-chave:

Gravidez, Infecção urinária, Antibiograma

Resumo

As infecções urinárias são as mais comuns durante a gravidez, sendo favorecidas pelas mudanças fisiológicas e anatômicas que ocorrem nas gestantes. Tendo em vista os riscos que tais infecções representam para a mãe e para o feto e as inúmeras falhas em tratamentos com antibióticos, o que muitas vezes resulta na resistência bacteriana a esses medicamentos, o objetivo deste trabalho é identificar os agentes causadores de infecção do trato urinário em gestantes atendidas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Prudentópolis, Paraná e investigar a sensibilidade antimicrobiana frente aos antibióticos Ciprofloxacina, Nitrofurantoina, Gentamicina, Norfloxacina, Ampicilina e Oxacilina, a partir de amostras de urina proveniente de gestantes atendidas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Prudentópolis, Paraná. Foram analisadas 50 amostras de urina e encontrou-se uma prevalência de 90% de Escherichia coli e 10% de Proteus mirabilis. Essas bactérias apresentaram uma maior sensibilidade aos antibióticos Ciprofloxacina, Nitrofurantoína, Norfloxacina e Gentamicina, resultados semelhantes aos obtidos em pesquisas realizadas por outros autores. E. coli continua sendo a bactéria mais isolada em infecções do trato urinário em gestantes, e é importante ressaltar a importância da realização do antibiograma para garantir a eficácia do tratamento.

Biografia do Autor

Tássia Klosowski Pacheco dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduada em Fármacia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Isabela Thomé Sanches, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduada em Fármacia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Elaine Pittner, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Servidora da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Hermes Francisco Sanches, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

1.
Santos TKP dos, Thomé Sanches I, Pittner E, Sanches HF. Identificação e perfil antimicrobiano de bactérias isoladas de urina de gestantes atendidas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Prudentópolis, Paraná. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 19º de março de 2013 [citado 22º de julho de 2024];33(2):181-92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/10472

Edição

Seção

Artigos