Identificação e perfil antimicrobiano de bactérias isoladas de urina de gestantes atendidas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Prudentópolis, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n2p181Palavras-chave:
Gravidez, Infecção urinária, AntibiogramaResumo
As infecções urinárias são as mais comuns durante a gravidez, sendo favorecidas pelas mudanças fisiológicas e anatômicas que ocorrem nas gestantes. Tendo em vista os riscos que tais infecções representam para a mãe e para o feto e as inúmeras falhas em tratamentos com antibióticos, o que muitas vezes resulta na resistência bacteriana a esses medicamentos, o objetivo deste trabalho é identificar os agentes causadores de infecção do trato urinário em gestantes atendidas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Prudentópolis, Paraná e investigar a sensibilidade antimicrobiana frente aos antibióticos Ciprofloxacina, Nitrofurantoina, Gentamicina, Norfloxacina, Ampicilina e Oxacilina, a partir de amostras de urina proveniente de gestantes atendidas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Prudentópolis, Paraná. Foram analisadas 50 amostras de urina e encontrou-se uma prevalência de 90% de Escherichia coli e 10% de Proteus mirabilis. Essas bactérias apresentaram uma maior sensibilidade aos antibióticos Ciprofloxacina, Nitrofurantoína, Norfloxacina e Gentamicina, resultados semelhantes aos obtidos em pesquisas realizadas por outros autores. E. coli continua sendo a bactéria mais isolada em infecções do trato urinário em gestantes, e é importante ressaltar a importância da realização do antibiograma para garantir a eficácia do tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.