Desenvolvimento de um meio de cultura de baixo custo para Bacillus thuringiensis subsp. israelensis
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n2p161Palavras-chave:
Bacillus thuringiensis israelensis. Bioinseticida. Controle de insetos, Bombyx mori, Aedes aegypti.Resumo
Bacillus thuringiensis é uma bactéria Gram-positiva esporulante que produz um cristal tóxico para muitos insetos. O objetivo deste estudo foi desenvolver um meio de baixo custo para cultivo de B. thuringiensis subsp. israelensis HD 537, a fim de que este seja utilizado em um programa local de controle de insetos no Brasil. Nesse estudo, os parâmetros avaliados foram crescimento bacteriano e toxicidade das culturas contra larvas de Aedes aegypti. Na primeira estratégia analisou-se o efeito das concentrações de sais, glicose e hidrolisado de levedura de um meio Arcas modificado. A toxicidade máxima do bioensaio (CL50 2.31 mg. l-1) foi obtida utilizando-se o meio que apresentava as maiores concentrações das fontes de nitrogênio e sais testadas (8.00 e 0.47 g.l-1, respectivamente). Em uma segunda estratégia, foi utilizado um meio a base de farinha de pupa de Bombyx mori. A toxicidade máxima (CL50 3.64 mg.l-1) foi obtida com o meio Bm 100, o qual continha 100 g.l-1 de farinha de pupa de B. mori. Além das diferenças significativas nos valores de CL50, o meio BM 100 foi 120 vezes mais barato do que o melhor meio Arcas modificado, confirmando a viabilidade da farinha de pupa de B. mori para crescimento e produção de cristais de B. thuringiensis subsp. israelensis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.