Produção de biomassa de Aphanothece microscopica e Chlorella vulgaris por cultivo heterotrófico a partir de Glicose
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n2p151Palavras-chave:
Microalgas, Cianobactérias, Cultivo, Carbono orgânico.Aphanothece microscopica Nägeli, Chlorella vulgaris, Glicose, Cultivo heterotrófico.Resumo
Microalgas e cianobactérias são microrganismos preferencialmente fotossintetizantes, no entanto algumas linhagens possuem a capacidade de se desenvolver no escuro, a partir do consumo de moléculas orgânicas simples, como glicose, acetato e glicerol. Nestes tipos de cultivos, denominados mixotróficos e heterotróficos, glicose é a fonte de carbono mais comumente utilizada, entretanto, informações quanto à concentração ideal para o crescimento ótimo dos microrganismos são ainda dispersas e não permitem alcançar uma conclusão definitiva. Este trabalho teve por objetivo explorar o estudo do cultivo heterotrófico da cianobactéria Aphanothece microscopica Nägeli e da microalga clorofícea Chlorella vulgaris Beyerink a partir de glicose, visando a usufruir do metabolismo versátil destes microrganismos no tratamento de águas residuárias agroindustriais. Ensaios foram conduzidos primeiramente em meio de cultura com diferentes concentrações de glicose em sistema mixotrófico. Na melhor condição de crescimento (12,5 e 25 g L-1, para C. vulgaris e A. microscopica, respectivamente), avaliou-se o cultivo em sistema puramente heterotrófico, obtendo-se velocidades específicas de crescimento máximas de 0,09 e 0,089 h-1 e remoções de 30,4% e 42% de glicose, para a cianobactéria e a clorofícea, respectivamente, demonstrando viabilidade do cultivo de ambas as espécies nestas condições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.