Desenvolvimento vegetativo e produção de óleo essencial de patchouli, sombreamento e aplicação de GA3
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p1999Palavras-chave:
Pogostemon cablin Benth, Ácido giberélico, Espécie aromática, Patchoulol.Resumo
Pogostemon cablin Benth. possui importância econômica devido à produção de óleo essencial utilizado pelas indústrias farmacêuticas e de perfumarias. Dentre os fatores ambientais, a radiação é de extrema importância no desenvolvimento das plantas, onde sua limitação pode comprometer a produção. A aplicação de giberelinas promove o alongamento celular resultando em aumento da altura das plantas. Portanto, o nível de radiação e reguladores vegetais podem influenciar a produção de óleos essenciais devido ao menor acúmulo de biomassa. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo e produção de óleo essencial de patchouli em condições de sombreamento e após a aplicação de GA3. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3 comparando níveis de sombreamento (0, 54 e 77%) com e sem aplicação de GA3 (200 mg.L-1). A aplicação de GA3 iniciou-se 30 dias após o plantio das mudas. As plantas apresentaram altura superior em 77% de sombreamento e com tratamento de GA3 aos 120 dias após o plantio. O número de folhas foi superior em plantas desenvolvidas sem limitação de radiação e após 75 dias da aplicação de GA3. O número de ramos foi superior em condições não sombreadas e sem aplicação de GA3. A aplicação do regulador vegetal aos 75 dias promoveu maior número de ramos com 54% de sombreamento. Entretanto, o tratamento com GA3 proporcionou maior produtividade e maior rendimento de óleos essenciais em condições sombreadas. O GA3 pode ser usado para compensar o efeito negativo de menores níveis de radiação. Isto é de grande interesse no cultivo de patchouli já que a aplicação de GA3 permite o aumento da densidade de plantio e, consequentemente, produção de biomassa e de óleos essenciais. A aplicação de GA3 em condições não sombreadas e com 54% de sombreamento aumentam as concentrações de patchoulol no óleo essencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Rafaellen Caroline Storck, Cícero Deschamps, Lílian Cristina Côcco, Átila Francisco Mógor, Agnes de Paula Scheer, Carlos Itsuo Yamamoto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













