Viabilidade econômica do processo mecanizado de colheita e beneficiamento de sementes de pinhão manso em diferentes estádios de maturação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2047Palavras-chave:
Jatropha curcas L., Derriçadora, Debulhadora, Custos.Resumo
O objetivo na realização desse trabalho foi analisar a viabilidade econômica do processo de colheita e beneficiamento de sementes de pinhão manso, visando à substituição da operação manual pela semimecanizada. O estudo foi composto por dois sistemas de colheita dos frutos, sendo duas derriçadoras diferentes, operando simultaneamente na mesma linha da cultura e, a colheita manual. Foram avaliados também, dois sistemas de beneficiamento dos frutos de pinhão manso, a debulha mecânica com a separação manual e a debulha manual. Os custos operacionais da colheita mecanizada foi 26,2% inferior àquela obtida usando a colheita manual, e o custo da debulha e separação semimecanizada foi 86,5% inferior à debulha e separação manual, tornando economicamente viável a substituição da operação manual pela semimecanizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Cristiane de Oliveira Veronesi, Cristiano Marcio Alves de Souza, Ademar Pereira Serra, Leidy Zulys Leyva Rafull, César José da Silva, Vinicius de Vito Ros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













