Efeito da deriva simulada de glyphosate em diferentes partes da planta de Eucalyptus grandis
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1663Palavras-chave:
Eucalipto, Herbicida, Subdose.Resumo
No presente trabalho objetivou-se avaliar os efeitos da deriva simulada de glyphoste em plantas de Eucalyptus grandis, por meio da aplicação de doses reduzidas em diferentes partes da planta. Utilizouse o delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos da aplicação de 0; 30; 60; 90 e 120 g e.a.ha-1 de glyphosate, da formulação comercial Scout®. A aplicação foi realizada de três formas: aplicação sobre as folhas, no caule e na planta inteira (folha + caule). Para a aplicação nas folhas o caule foi coberto com fitas plásticas para evitar que fosse atingido pela solução, e o mesmo foi feito com as plantas que receberam pulverização no caule, cobrindo as folhas com saco plástico. A aplicação foi realizada em um pulverizador estacionário, munido de pontas XR 11002 VS, com pressão de 183 KPa e com consumo de calda de 200 L ha-1. As plantas de eucalipto que receberam aplicações nas folhas e na planta inteira (folhas + caule) apresentaram efeitos de intoxicação mais intenso em relação às plantas que receberam aplicações somente no caule. Entretanto, pode ocorrer incrementos no crescimento em altura e na massa seca total das plantas de eucalipto em aplicações da dose de 30 g e.a. ha-1 de glyphosate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Andreia Cristina Peres Rodrigues da Costa, Neumárcio Vilanova da Costa, Maria Renata Rocha Pereira, Dagoberto Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













