Espinha bífida em neonato felino: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1975Palavras-chave:
Anomalias vertebrais, Gatos, Malformações congênitas.Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever os aspectos macroscópicos da doença e os achados radiológicos relacionados à espinha bífida em um neonato felino. Uma fêmea felina foi atendida em trabalho de parto numa clínica veterinária em Teresina-PI. Ao realizar o exame ultrassonográfico foi possível detectar a presença de três fetos com idade aproximada de 62 dias e com batimentos cardíacos diminuídos. A paciente foi submetida imediatamente à cirurgia cesariana com ovariossalpingohisterectomia. Um dos neonatos apresentava alterações compatíveis com espinha bífida. A proprietária optou pela eutanásia do neonato por não se conhecer um tratamento eficaz para o caso. Ainda são escassas as pesquisas sobre o desenvolvimento embrionário voltadas para prevenção e tratamento dessas anomalias. Estas pesquisas são necessárias a fim de garantir um bom prognóstico aos pacientes portadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Dayane Higino Miranda, Maíra Soares Ferraz, José Wilson Costa Azevedo Júnior, Eunice Anita Moura Fortes, Aírton Mendes Conde Júnior, Maria Acelina Martins Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













