Tratamentos pré-germinativos em sementes de quiabo em diferentes estádios de maturação do fruto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1759Palavras-chave:
Abelmoschus esculentus, Germinação, Vigor, Dormência tegumentar.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da pré-embebição e da termoterapia na germinação e no vigor das sementes de quiabo (Abelmoschus esculentus) em diferentes estádios de maturação do fruto. O delineamento foi o inteiramente casualizado com quatro repetições, num esquema fatorial 5 x 9, cinco estádios de maturação (verde, semi-duro, duro, seco e deiscente) e nove tratamentos pré-germinativos: pré-embebição por imersão das sementes em água à temperatura de 30ºC por 6, 12 e 24 horas; imersão das sementes em água a 40, 50, 60 e 70ºC por 3 minutos; termoterapia por imersão das sementes em água à temperatura de ebulição (97ºC) até esfriar e sementes intactas (testemunha). As sementes foram semeadas em rolos de papel-toalha que foram mantidos em câmara tipo BOD regulada a 20-30ºC e fotoperíodo de 8-16 horas. As sementes de quiabo oriundas de frutos secos e deiscentes apresentam maior desempenho germinativo. Os tratamentos pré-germinativos mais eficientes para acelerar a germinação das sementes obtidas de frutos secos e deiscentes são a pré-embebição por 6 horas e a termoterapia a 60ºC por 3 minutos, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Camila Aparecida da Silva Martins, José Carlos Lopes, Célia Maria Peixoto de Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













