Pólipos em vesícula urinária de um cão - relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1969Palavras-chave:
Infecção do trato urinário, Pólipo vesical, Cães.Resumo
Pólipos são formações benignas raramente encontradas no aparelho urinário tanto na medicina veterinária como na medicina humana. A etiologia ainda não foi identificada, mas acredita-se que ocorra por infecção recorrente do trato urinário, caracterizando uma doença chamada de cistite polipóide. Descreve-se no presente artigo um caso de pólipo vesical em cadela castrada Cocker Spaniel de 11 anos com histórico de hematúria há dois anos. Foi identificada infecção urinária por Serratia spp e ao exame ultrassonográfico observou-se duas massas pedunculadas irregulares em face cranioventral e espessamento da parede vesical. O animal foi submetido à cistectomia parcial para remoção das massas onde foram observadas várias outras pequenas formações próximas à mesma região. O exame histopatológico confirmou o diagnóstico de pólipos vesicais. Para o tratamento da doença, além da excisão cirúrgica, a infecção deve ser tratada adequadamente. O prognóstico é bom, porém casos de recidivas podem ocorrer especialmente quando a remoção é feita apenas a partir da mucosa vesical.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Luciana Curotto Nolasco de Carvalho, Jaqueline França dos Santos, Monica Vicky Bahr Arias, Antônio Carlos Faria dos Reis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













