Valores de referência para as excreções fracionadas urinárias de cálcio e de fósforo em bovinos da raça Nelore agrupados por sexo e faixa etária
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1997v18n1p33Palavras-chave:
Bovinos, Nelore, Excreção fracionada, Cálcio, Fósforo, Valores de referência.Resumo
Com o objetivo de se estabelecerem valores de referência, e as influências do sexo e da idade sobre as excreções fracionadas urinárias de cálcio e de fósforo, estudaram-se amostras de soro sanguíneo e de urina, colhidas quase que concomitantemente, em 120 bovinos da raça Nelore, aparentemente sadios, manejados extensivamente com nutrição mineral adequada, e separados em 6 grupos experimentais (n=20) de acordo com o sexo e 3 faixas etárias assim definidas: bezerros lactentes (1 a 8 meses), novilhos (8 a 24 meses) e adultos (acima de 24 meses). Determinaram-se os níveis séricos e urinários de cálcio, fósforo e creatinina para o posterior cálculo da excreção fracionada de cálcio e fósforo, realizando-se um estudo estatístico descritivo e a análise de variância para verificação dos efeitos do sexo e da idade. Os valores obtidos para as variáveis séricas situaram-se dentro dos limites de normalidade considerados para a espécie e raça, e, as variáveis urinárias apresentaram-se com acentuada variabilidade. Quanto à excreção fracionada de cálcio observaram-se 0,38 ± 0,34% para os bezerros, 0,48 ± 0,91% para as bezerras, 0,65 ± 0,69% para os novilhos, 1,45 ± 0,92% para as novilhas, 1,53 ± 1,34% para os machos adultos, e, 2,36 ± 1,84% para as vacas. Para a excreção fracionada de fósforo detectaram-se 0,83 ± 1,00%, 0,38 ± 0,56% e 1,53 ± 1,39% em bezerros, novilhos e machos adultos, respectivamente, além de, 2,90 ± 2,84% nas bezerras, 0,43 ± 0,39% nas novilhas e 0,97 ± 0,78% nas vacas. As excreções fracionadas urinárias de ambos os elementos estudados sofreram influências do sexo e da idade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Mara Regina Stipp Balarin, Julio Augusto Naylor Lisboa, Aguemi Kohayagawa, Márcio Rubens Graf Kuchembuck

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













